As 9 Maiores Obras de Engenharia Civil do Brasil

Por Rodrigo Rincón

Obras brasileiras de engenharia civil se destacam como grandes feitos do país

O Brasil é um dos maiores países em extensão territorial do mundo, nossa dimensão continental favorece não apenas a diversidade do nosso povo, como a variedade da nossa engenharia. Neste texto você verá algumas obras de engenharia civil do Brasil que se destacam.

Tivemos o cuidado de separar obras que não apenas sejam funcionais para o desenvolvimento urbano da cidade, mas também grandes obras de matriz energética e cultural.

Acompanhe o texto e veja 9 dos maiores marcos da engenharia civil do nosso país, que possam servir de inspiração e encher o brasileiro que lê este texto de orgulho!

Obras de engenharia civil do Brasil: Marcos espalhados pelos 4 cantos do país

Em todas as regiões da maior nação da América Latina existem marcos da engenharia que exibem toda a capacidade que esse mercado tem a oferecer ao país.

O Brasil sempre foi um país de grandes ambições arquitetônicas, é por isso que temos nomes que figuram na lista dos maiores arquitetos do mundo. Se quiser conhecer nomes além de Niemeyer é só dar uma olhada nessa bela lista de arquitetos brasileiros famosos.

As obras pensadas no país são um marco para várias categorias profissionais dentro da engenharia civil pelo seu caráter diverso e funcional. Vão desde grandes obras no setor de energia até marcos arquitetônicos destinados ao lazer do cidadão brasileiro.

Além disso, estão presentes nesse hall obras que possuem um grandioso valor social, como a transposição do Rio São Francisco, que é localizada em alguns estados da Região Nordeste do país, abastecendo muitas famílias que antes tinham carência de recursos hídricos.

9 das mais importantes obras da engenharia civil do Brasil

Para ajudar nesse momento de inspiração para todos os profissionais da engenharia civil do Brasil, reunimos 9 das mais importantes obras da nossa engenharia. Aqui você verá projetos diversos que são um marco tanto para a nossa nação quanto para o nosso continente!

Eu sei que você deve estar bastante curioso para saber quais são essas obras e as suas histórias, então acompanhe abaixo e inspire-se!

Usina de Belo Monte

Construída próxima à cidade de Altamira, na região do Xingu, norte do estado do Pará, a Usina de Belo Monte é a quarta maior hidrelétrica do mundo e a maior usina inteiramente brasileira.

A primeira turbina a entrar em funcionamento data do ano de 2016 e a usina possui capacidade instalada de gerar 11.223 megawatts. Sua capacidade só foi plenamente utilizada a partir do ano de 2019, pois devido ao seu alto custo, a usina viveu constante processo de construção.

Seu custo foi estimado em R$ 26 bilhões e sua capacidade atende aproximadamente 60 milhões de consumidores em 17 estados, uma grande parcela da população brasileira.

Apesar da Usina de Belo Monte ter sua primeira licença publicada em 2010, os estudos de inventário hidrelétrico da bacia hidrográfica do Rio Xingu foram iniciados no século passado, no ano de 1978.

É importante dizer que, apesar de um grande marco da engenharia civil, a construção da Usina de Belo Monte implicou em muitos protestos por parte dos habitantes de Altamira e das populações indígenas que vivem na área do Xingu, devido ao impacto ambiental de suas obras.

Usina de Itaipu 

A usina hidrelétrica de Itaipu carregou o título de maior barragem do mundo por 21 anos desde que foi concluída, até a construção de uma hidrelétrica chinesa chamada Hidrelétrica das três Gargantas.

Apesar de ser maior do que a Usina de Belo Monte, não é inteiramente brasileira, possuindo cooperação entre Brasil e Paraguai: a usina vai de Foz do Iguaçu até Salto del Guairá, no norte do país hispânico.

O nome da usina, Itaipu, vem do tupi-guarani e significa “pedra que canta”. Itaipu era o nome de uma antiga ilha que existia na região onde a usina foi construída.

A operadora da usina chama-se Itaipu Binacional e é detentora do recorde de maior produção de energia limpa e renovável desde o início da sua operação. Recorde este que não foi superado nem mesmo pela hidrelétrica das Três Gargantas, que possui potência 60% maior que a de Itaipu.

A construção da usina iniciou em 1975, com a assinatura, dois anos antes do Tratado de Itaipu, como instrumento legal para o aproveitamento do Rio Paraná por ambos os países. A capacidade da Usina de Itaipu é de 14 mil mW.

Estádio Maracanã e estádios pelo Brasil

O Maracanã é um templo do futebol, não apenas nacional, mas mundial. Na história do estádio, já foram duas finais de copa do mundo sediadas no Brasil. Infelizmente, o estádio nunca abrigou um título de copa do mundo da seleção brasileira.

O Estádio Jornalista Mário Filho possui hoje a capacidade para receber cerca de 78.838 espectadores. No entanto, antes da remodelação para a estrutura de Arena, o Maracanã já recebeu públicos bem maiores do que isso, seu recorde é de 173.850 pagantes na final da copa de 1950.

Nesta mesma final, o Maracanã viu um dos seus mais tristes episódios. A vitória do Uruguai sobre o Brasil ficou conhecida como maracanazzo e marcou para sempre a história da rivalidade entre os dois países.

Mas nem só de Maracanã vive o futebol brasileiro. Com a copa de 2014 sediada no Brasil, muitos outros estádios tradicionais de alguns estados brasileiros foram remodelados para o padrão arena e transformaram-se em grandes obras de incrível valor arquitetônico.

Dentre eles, destaque para a Arena das Dunas, em Natal, a Arena da Amazônia, em Manaus, e o Mané Garrincha, em Brasília, que recebe o nome do jogador mais inventivo e versátil da copa de 1962, o bi brasileiro.

Rodoanel de São Paulo

O Rodoanel de São Paulo, também conhecido como Rodoanel Mário Covas, é um anel rodoviário que se estende através da parte central da região metropolitana de São Paulo.

Com 176 km de extensão, o rodoanel é muito importante tanto para a circulação como para o abastecimento do Estado, ao evitar por exemplo que caminhões trafeguem por vias já costumeiramente engarrafadas da maior cidade da América do Sul.

A rodovia é constituída de 4 trechos, onde o último ainda está para ser inaugurado, com previsão para 2023. Seu nome é uma homenagem ao governador de São Paulo falecido em 2001 ainda no cargo.

O Rodoanel Mário Covas é um marco da engenharia civil de tráfego urbano, sendo uma das maiores construções para esse fim no Brasil. Seu primeiro trecho foi inaugurado em 2002 e o processo de construção, ainda até hoje, do seu último trecho demonstra a grandeza do empreendimento.

Arco rodoviário do Rio de Janeiro

O Arco Metropolitano é uma estrada que foi construída no entorno da capital homônima do Rio de Janeiro, com o único e claro objetivo de desafogar as principais vias de acesso à cidade.

A rodovia liga as cidades de Itaboraí, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados, Japerí, Seropédica e Itaguaí. Por se tratarem de municípios litorâneos, a formação de um anel rodoviário é impossível, por isso a denominação de arco.

Sua obra sofreu diversos atrasos, o mais curioso deles foi a descoberta de vários sítios arqueológicos no local, o que demandava catalogação dos sítios e preservação dos elementos encontrados.

A inauguração ocorreu em 1º de julho de 2010 e a rodovia possui 145 km de extensão.

Ponte Rio-Niterói

Uma das pontes mais conhecidas do Brasil, a Ponte Rio-Niterói foi aberta em 1974 e atravessa a Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro.

Seu nome oficial é Ponte Presidente Costa e Silva, uma homenagem ao presidente do regime ditatorial militar que deu a ordem para a construção dessa em 1969.

Sua extensão é de aproximadamente 13,30 km, o que lhe rendeu o título de segunda maior ponte do mundo, perdendo apenas para a ponte do lago Pontchartrain, nos Estados Unidos. Antes da construção da ponte era necessário percorrer uma distância de cerca de 120 km.

Órion Business & Health Complex

Um marco das construções comerciais da região Centro-Oeste, o Complexo Órion é um arranha-céu localizado em Goiânia. Sua grandeza é facilmente reconhecida pelos habitantes da cidade, de praticamente todos os pontos em um raio de 10 km.

O Complexo Órion levou 4 anos para ser construído, no período de 2014 a 2018 e abriga importantes instituições, como a Associação Médica de Goiás, o Museu Médico e a Corte de Conciliação Médica.

Apesar de grande parte da ocupação se destinar a fins médicos, o Complexo Órion também abriga shoppings, hotéis, salas comerciais e restaurantes.

Cidade Administrativa de Minas Gerais

A Cidade Administrativa Tancredo Neves, também conhecida como Cidade Administrativa de Minas, é localizada na intersecção dos municípios de Belo Horizonte, Vespasiano e Santa Luzia e é a sede oficial do governo de MG.

Uma curiosidade sobre a Cidade Administrativa de Minas é que o plano dela foi elaborado pelo maior arquiteto brasileiro, o Oscar Niemeyer e teve suas obras concluídas em fevereiro de 2010.

O projeto conta com energia sustentável e é composto pelo Palácio Tiradentes, que é a sede da governadoria, o Auditório JK, as Secretarias, um Centro de Convivência e o Prédio Alterosas, que sedia unidades responsáveis pela segurança pública.

Projeto de Integração do Rio São Francisco

Sendo um dos maiores projetos do governo federal, a Transposição do Rio São Francisco é um projeto que visa deslocar águas do rio por canais que se estendem ao longo do RN, PB, CE e PE.

A obra prevê 700 km de canais de concreto que atravessam esses estados e é feito com o principal objetivo de irrigar zonas do semiárido nordestino que possuem carência de recursos hídricos. O empreendimento foi orçado em R$ 8,2 bilhões.

O Projeto de Integração é tão importante para a região que é um marco além das fronteiras da engenharia, sendo utilizada também como um forte instrumento político de governos posteriores para a conquista de votos da região.

Inspiração para todo profissional que trabalha no setor de engenharia civil

Estes foram 9 dos principais marcos da engenharia civil brasileira, empreendimentos que servem de inspiração para vários profissionais do ramo e também para demonstrar que temos uma forte produção nacional neste sentido.

Sobre o autor: Com mais de 10 anos de experiência na área a Construção Civil, Rodrigo Godoi Rincón escreve matérias sobre o dia a dia da área, trazendo temas atuais e relevantes que impactam no mercado de trabalho e no conhecimento de quem pretende seguir carreira em um dos segmentos que mais crescem no Brasil. 

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