Otimização de sites na prática: aprenda o que é SEO

Otimização de sites na prática: aprenda o que é SEO

Para trabalhar via internet, além de um bom produto, seja físico ou digital, demanda, junto com boa qualidade e procedência, o desenvolvimento de estratégias. É sobre elas que discorremos neste artigo. Conheça o SEO e alcance as primeiras posições no ranking do Google.

Compreendendo o Google

O Google, sem sombra de dúvida, é a melhor e mais barata forma de obter bons números para o seu negócio na internet. Estima-se que, diariamente, 3,5 bilhões de pessoas recorrem a esse buscador para solucionar suas dúvidas. O que faz dessa plataforma ser a melhor parceria para os seus projetos.

Porém, à medida que há uma multidão a procura de solucionar suas dores através da pesquisa na web, há outra gama de profissionais lutando pelo seu lugar ao sol, na busca de ocupar a melhor das vitrines para expor seu produto. E para conquistar tal posto entre os melhores, é preciso desenvolver estratégias.

Destacando o seu site, um olhar além do layout

 

Imagine que um comerciante tenha uma loja de artesanato belíssima, aconchegante e com os melhores artigos nacionais e importados a preços dos mais competitivos. Porém com uma localização que dificulta a capitação de potenciais clientes, as pessoas não veem seu comercio.

Na internet não é diferente, colocar sua empresa digital nas primeiras posições nas buscas do Google é como ter uma corretora no coração de Wall Street. Quando se trata de negócios online, visibilidade é a ordem. E para obter tal destaque é necessário o uma perfeita otimização do seu site agregando estratégias que estão além da apresentação. Exige romper a zona de conforto trabalhando com expertise e criatividade em sua divulgação. 

Invista em SEO

Search Engine Optimization que em português podemos traduzir, de forma livre, por otimização do trabalho de busca, ou simplesmente SEO, compreende em um conjunto de técnicas e estratégias que tem como meta colocar o seu site entre os primeiros nas buscas do Google.

As técnicas de SEO não vão otimizar seu site para que ele seja o mais buscado na internet, sua função é torná-lo o mais encontrado pelos usuários.

A partir do momento que você inicia o processo de otimização do seu site o aumento do número de acessos já pode ser percebido, consequentemente acompanhado pelo aumento das vendas de seu produto, seja ele digital ou físico. Para isso é fundamental ter clareza do objetivo do seu conteúdo seja um blog, e-commerce ou plataforma de downloads. 

Os objetivos, chamados de conversões na linguagem técnica, devem ser bem elaborados para que as técnicas do SEO proporcionem o encontro entre o consumidor e o seu produto de forma a resolver o problema do cliente e gerar capital para sua empresa.

Como ser encontrado?

Por mais óbvio que seja, é necessário ter claro que o Google funciona através de robôs. De modo que é necessário pensar a partir da lógica da inteligência artificial. Por isso é preciso compreender a dinâmica de funcionamento dos buscadores.

As máquinas dos buscadores trabalham para mapear as páginas de seu conjunto de dados. Fazem o mapeamento visando toda estrutura, bem como links para outras páginas relacionadas.

O ranking é construído com base no banco de dados que tem domínio das informações mais relevantes, esse processo é chamado de indexação. Ao fazer uma busca o Google consulta o banco de dados e escolhe o que melhor atende a chave de busca. Se as técnicas de SEO estão bem aplicadas em seu site os usuários fervilharão em seu domínio.

Diga ao Google que você tem um conteúdo

A otimização por meio do SEO apresenta critérios que se forem seguidos lhe trarão bons resultado no ranking de buscas.

O modo mais simples de inserir seu site no banco de dados do Google é colocar o seu link em outro site que já está registrado pelos robôs da plataforma.

Os critérios básicos são:

·        Elaborar um conteúdo apto a ser analisado pelo buscador.

·        Sempre atualizar suas páginas.

·        Fazer uso de palavras-chave estratégicas.

·        Criar links para outros sites.

·        Compartilhar em mídias sociais.

·        Otimizar o carregamento da página.

Quanto maior o número de critérios contemplados, melhor será o seu ranking nas buscas do Google.

Portanto para você que tem seu negócio na internet, implementar as técnicas de SEO agregará e alavancará o seu trabalho, além de encurtar os caminhos, levando sua empresa direto ao seu cliente. Associando a criatividade, qualidade do seu produto às técnicas de otimização as suas metas serão atingidas.

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