Valorização do transporte público

O transporte público, também conhecido como transporte coletivo, é como chamamos os modais de transporte destinados a fazer os deslocamentos de várias pessoas de uma só vez e que estão à disposição de todos os cidadãos de um local, como ocorre com os ônibus, os trens e os metrôs.

Esse tipo de transporte não é novo: os primeiros ônibus surgiram ainda no século 15 e eram puxados por cavalos. Depois, vieram os veículos coletivos a vapor até que os combustíveis fósseis começaram a ser utilizados nos automóveis e também nos carros coletivos.

Mas mesmo os ônibus que conhecemos hoje são diferentes do que eram há algumas décadas. É o que mostra o projeto Pioneiros do Transporte, que retrata a história do transporte público no Rio de Janeiro e traz uma linha do tempo dos ônibus utilizados na cidade desde 1908.

E a ideia é que os ônibus e demais transportes coletivos continuem evoluindo e sejam cada vez mais inovadores e tecnológicos. O transporte do futuro, segundo especialistas, deve ser compartilhado, autônomo — sem necessidade de um condutor — e movido a energia elétrica. Aliás, eficiência energética é palavra-chave para o transporte público nas próximas décadas.

Como funciona o transporte público no Brasil

Na maioria das cidades do Brasil, o transporte público é custeado pelos passageiros, que pagam uma taxa por deslocamento. Segundo o empresário do setor de transportes Jacob Barata Filho, são vários os custos que compõem o preço da tarifa. 

“O custo quilométrico do sistema é dividido pelo índice de passageiros por quilômetro (IPK), o que significa que dispêndios com mão de obra, combustíveis, material rodante, lubrificantes, peças e acessórios, entre outros, são divididos entre os usuários pagantes”, diz. Dessa forma, a tarifa é resultado dos custos do sistema e do número de pagantes. 

Porém, Jacob Barata Filho explica que ela é diferente do preço da passagem, que se trata de uma decisão política: “a tarifa é o resultado de um cálculo técnico, como o que é seguido na metodologia do Geipot, já o preço da passagem é uma decisão política, tomada pela autoridade competente, de acordo com o que considera razoável ser pago pelos usuários do sistema”, afirma.

Dessa forma, em todas as cidades brasileiras o preço da passagem é definido não apenas de acordo com o cálculo da tarifa, mas também considerando as decisões políticas de seus governantes, que podem, inclusive, subsidiar esse preço.

O transporte público no Brasil é formado por ônibus, trens e metrôs, porém eles não são oferecidos igualmente em todas as cidades. Em cidades pequenas, o mais comum é que o transporte coletivo seja disponibilizado apenas por ônibus, ao contrário das metrópoles, que contam também com outros serviços, fazendo a ligação, inclusive, entre cidades diferentes, como no transporte público em SP.

Nesse sentido, vale conhecer o projeto Pioneiros do Transporte, que traz um recorte histórico da evolução dos transportes no Rio de Janeiro, cidade que conta com diferentes modais.

Quais as vantagens do transporte público

O transporte público traz diversas vantagens para o meio ambiente, para a mobilidade urbana e para a economia. Em se tratando do meio ambiente, por exemplo, abrir mão dos veículos individuais para usar o transporte coletivo ajuda a reduzir a emissão dos gases que provocam o efeito estufa, além de apoiar as cidades na adaptação às mudanças climáticas que já estamos vivendo.

Em relação à mobilidade urbana, os benefícios são a redução dos congestionamentos, problema que afeta grande parte das cidades brasileiras. Além disso, a diminuição dos acidentes é outro benefício do uso do transporte coletivo.

E vale dizer que o transporte público também oferece acessibilidade para todas as pessoas e oportuniza o acesso ao emprego, à saúde, à educação, ao lazer e a diversas outras atividades, impulsionando a economia e valorizando a interação entre as pessoas e o viver em sociedade.

Relacionados

Recentes

A Evolução Tecnológica Nas Sessões Plenárias Com Apoio Do Interlegis

A Câmara Municipal de Monte Mor, no ano de 2018, iniciou a utilização do software de apoio ao processo legislativo em uma versão antiga e...

O Programa Interlegis Do Senado Federal Ao Longo De Seus Mais De 27 Anos, Trabalha Para Um Parlamento Brasileiro Moderno, Forte E Integrado

O senado federal possui em sua estrutura administrativa uma Escola de Governo intitulada Instituto Legislativo Brasileiro - ILB, cuja previsão se dá por meio da...

Token $Sal: O Futuro Da Publicidade Digital Está Aqui

A publicidade digital está passando por uma revolução, e o token $SAL chega para transformar a forma como marcas, influenciadores e consumidores interagem. Criado...

Intelectus Ai: Plataforma De Infoprodutos Em Web3 Esgota Tokens E Capta Mais De 50 Mil Dólares Na Primeira Fase De Pré Venda

A Intelectus AI, plataforma inovadora de comercialização de infoprodutos baseada em tecnologia Web3, alcançou um feito expressivo ao concluir a primeira fase de sua...

Intelectus Ai: Plataforma De Infoprodutos Na Web3 Revoluciona O Mercado E Esgota Tokens Na Primeira Fase Da Pré Venda

INTELECTUS AI: Plataforma de Infoprodutos na WEB3 Revoluciona o Mercado e Esgota Tokens na Primeira Fase da Pré-vendaA Intelectus AI, uma plataforma inovadora de...